UAL
Universidade Autónoma de Lisboa
Ideas
Cidade / Água / Habitar
Inês Lobo
"Water is very present in the urban milieu, from seafronts and rivers to the water supply and sewage systems. With the increasing scarcity of this resource, one may even wonder if it's not time to consider cities as complex hydraulic systems, as a series of watersheds that must be managed with the greatest care. Hydraulic engineering thus represents a fundamental dimension in the construction of the urban landscape.”
Antoine Picon, Constructing Landscape by Engineering Water, 2005
Explorar a presença da água enquanto chave para a descoberta da forma como a paisagem se humanizou e se pode, ou deve, ainda humanizar, mas também enquanto lugar para questionar o habitar contemporâneo e o seu futuro: da relação do corpo com a sua célula primordial à conformação do espaço público, ou do quarto à cidade, passando pela casa, pelo imóvel de habitação colectiva e pelo bairro, mapeando a presença e o papel dos espaços de água em cada uma das escalas, na perspectiva de um desenho integrado, sustentável e culturalmente sustentado no que são as vivências do homem de hoje.
O tema proposto assenta na convicção de que ao arquitecto é inerente a capacidade de gerar uma “ideia de cidade”. A capacidade de ler a paisagem, a forma como se humanizou, as múltiplas forças que contemporaneamente concorrem para que se transforme e, dessa leitura, construir uma forma de voltar a fazer acontecer cidade. Uma “ideia de cidade” é, no final, o que determina o conformar de uma arquitectura, em que um tempo, um lugar, a necessidade e o desejo se combinam numa construção.
'Whereas each problem usually has its technical solution, and multiple techniques are usually available for each category of question, it is this strategic level that is often missing or unclear. Today, landscape issues require first and foremost a visionary quality of the designer.'
Antoine Picon, Constructing Landscape by Engineering Water, 2005