More
than
Housing

News

  • Chamada de artigos Starbursting / Até 12 de maio [NOVA DATA]
  • 30/04/2024
  • © Chamada de Artigos Starbursting, Mais do que Casas
  • Na sequência de inúmeros pedidos, o procedimento de registo e submissão de resumos para a chamada de Artigos “Mais do que Casas STARBURSTING” foi prolongado até à meia-noite do dia 12 de Maio. A partir desta data, a plataforma não aceitará alterações, e não existirá posterior extensão de prazo face à logistica de arbitragem das propostas recebidas.
    Até essa data qualquer submissão entretanto realizada na plataforma conftool poderá ser alterada ou atualizada.

    Quaisquer problemas no registo ou submissão, ou quaisquer outras questões, por favor contacte: starbursting@arq.up.pt
  • Encontro de Escolas #3 no HABIT.AÇÃO! Seminário sobre Projetos e Políticas do Habitar
  • 22/04/2024
  • ©️ Egídio Santos | Mais do que Casas - Encontro Chamada de Ideias - Abril 2074 #02, FAUP
  • Program [PDF]

    O terceiro e último Encontro de Escolas #3 do Programa “Mais do que Casas” realiza-se nos dias 2 e 3 de maio, no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, onde as 25 Escolas de Arquitetura, Arquitetura Paisagista, Belas Artes e Engenharia vão reunir-se para apresentar, partilhar e discutir as propostas que estão a ser desenvolvidas sobre os desafios da Habitação em Portugal, no âmbito do programa “Mais do que Casas”.

    O Encontro de Escolas #3 integra o evento “HABIT.AÇÃO! Seminário sobre Projetos e Políticas do Habitar”, que propõe uma análise sobre a escassez de habitação acessível, tema pungente na sociedade portuguesa, e é coorganizado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e pelo Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra (DARQ/FCTUC).

    Nas manhãs dos dias 2 e 3 de maio, 10h00-13h00, no Colégio das Artes, decorrem as apresentação e debate de projetos académicos entre as 25 Escolas participantes no Programa “Mais do que Casas”. Já na tarde de dia 2 de maio, 15h00-18h00, realiza-se no Auditório do Colégio da Trindade da UC a apresentação e debate de Projetos de Habitação pelos Orange Arquitectura, Branco del Rio, depA arquitetos, FMVS e ATA Atelier, encerrando às 18h00 com a conferência de Xavier Ros Majo (HArquitectes) sobre as experiências de habitação pública na Catalunha. Na tarde de 3 de maio, 15h00-18h00, é a vez da apresentação e debate de Políticas de Habitação em Portugal, por José António Bandeirinha, Helena Roseta, Aitor Varea Oro, Sara Brysch e Filipa Serpa, e, às 18h00, a conferência de Hans Ibelings (University of Toronto), sobre as experiências de habitação pública nos Países Baixos, também no Colégio da Trindade, na Alta de Coimbra.

    A iniciativa integra-se no programa oficial das Comemorações dos 50 Anos da Revolução de 25 de Abril de 1974; e ainda nas comemorações dos 35 anos de Arquitetura na Universidade de Coimbra.

    A entrada é livre.

    + info
    www.maisdoquecasas.arq.up.pt
    www.uc.pt/fctuc/darq

    Programa "Mais do que Casas"
    Organisation [Executive Board of FAUP]: João Pedro Xavier, Teresa Calix, Clara Pimenta do Vale, Filipa de Castro Guerreiro, José Pedro Sousa
    Curadores: Teresa Novais e Luis Tavares Pereira
    Assistentes de Curadoria: Patrícia Reis e Miguel Silva
  • Chamada de artigos Starbursting / Até 30 de abril NOVA DATA até 12 de maio
  • 23/04/2024
  • © Chamada de Artigos Mais do que Casas / Starbursting
  • Chamada de artigos Mais do que casas STARBURSTING, com submissão de abstracts até ao dia 30 de Abril de 2024 [nova data até 12 de maio]

    STARBURSTING é uma forma de brainstorming que procura gerar camadas de questionamento em vez de respostas unívocas e imediatas. 
     
    Como vamos habitar em 25 de Abril de 2074?
     
    O Mais do que Casas STARBURSTING ambiciona desconstruir esta pergunta complexa através de um desdobramento temático que espelha a diversidade de problemas com que a Arquitetura, entendida num espectro disciplinar lato, se confronta contemporaneamente.
     
    Nesse sentido, definem-se SETE temas e um conjunto inicial de perguntas, DUAS perguntas por tema, que decorrem do Manifesto 'Mais do que casas'.
     
    No evento proposto, a decorrer no dia 12 de Fevereiro de 2025 nas instalações da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, propõe-se uma discussão estruturada em CATORZE sessões paralelas. As propostas apresentadas resultam de uma chamada de artigos, com revisão cega por pares.
     
    Cada sessão instiga a discussão sobre UMA pergunta concreta, espoletando novas perguntas: 'como', 'quem', 'quando', 'o quê', 'onde', 'porquê', serão as dúvidas ou inquietações que procuram adensar a discussão, refinar pontos de vista e perspetivas de abordagem, mais do cristalizar soluções específicas.

    A chamada de propostas está aberta a toda a comunidade académica e científica. As propostas poderão resultar de investigações individuais ou coletivas, apelando-se à participação de alunos de mestrado integrado/mestrado/doutoramento e investigadores/docentes, particularmente os que estão integrados no Mais do que casas por via institucional.

    Consulte as regras de submissão e template
  • FAUP | Formação Contínua ‘Mais do que Casas: Liberdade, Pluralidade, Prospetiva’
  • 06/04/2024
  • Centro de Documentação 25 de Abril © Alexandre Alves Costa
  • A concretização do desafio proposto às Escolas materializa-se na FAUP com a iniciativa “Mais do que Casas: Liberdade, Pluralidade, Prospetiva”, sob coordenação de Luís Soares Carneiro com Marta Rocha e André Santos.

    Tendo como referência a experiência do Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL) no Porto, na qual os estudantes e professores do curso de Arquitetura participaram ativamente, é organizado um workshop de 14 dias em que mais de 600 estudantes (FAUP, FBAUP, FCUP e FLUP), docentes e investigadores de várias áreas disciplinares, se organizam em 44 ‘brigadas’ para projetar o que poderá ser o futuro da habitação nos próximos 50 anos.

    O espaço e os lugares ao longo dos 17 quilómetros da ‘Estrada da Circunvalação’, no Porto, constituem o contexto proposto para debater e projetar respostas para os inúmeros problemas da habitação e pensar esta infraestrutura como oportunidade para a cidade futura.

    A iniciativa “Mais do que Casas: Liberdade, Pluralidade, Prospetiva” arranca a 8 de abril com a conferência inaugural – intitulada “Três Tempos” – a cargo do professor a arquiteto Alexandre Alves Costa, e apresentação de José Miguel Rodrigues.

    Nuno Brandão Costa, apresentado por Graça Correia, vai proferir a segunda conferência – “Mais Casas Projecto e Obra” – marcada para 18 de abril, às 17h30. O programa encerra no dia 24 de abril, pelas 17h30, com uma conferência Gonçalo Byrne, que será apresentado por Rui Ramos.

    O SAAL – Serviço de Apoio Ambulatório Local dá, por sua vez, mote à conferência “O SAAL: Antes e Agora” (9 de abril, 17h30), com a participação de Ana Alves Costa, Ana Catarina Costa e José Alberto Lage; e à mesa-redonda ‘O Tempo do SAAL’ (10 de abril, 17h30) que reúne alguns dos seus protagonistas: Alexandre Alves Costa, Domingos Tavares, Sergio Fernandez, Pedro Ramalho, Manuel Correia Fernandes, Carlos Guimarães e Marta Oliveira, numa sessão moderada pela jornalista Ana Sousa Dias.

    A mesa-redonda ‘Projeto, Teoria e Crítica em 20 Arquitectos Ibéricos, 1950-1989’ (11 de abril, 17h30) vai juntar Joaquim Moreno (FAUP), Pedro Baía (FAUP, Da/UAL, Lab2PT), Inês Lima Rodrigues (Dinâmia’cet-ISCTE), Rute Figueiredo (CEAA-ESAP, Da/UAL), com moderação de Tiago Lopes Dias.

    A cidade é o tema das últimas duas mesas-redondas. “Cidade e Futuro” (16 de abril, 17h30) reúne Teresa Cálix (FAUP), Paulo Farinha Marques (FCUP), Luís Carvalho (FEP), Irandina Afonso (FLUP), Vítor Oliveira (FEUP), Bruno Giesteira (FBAUP) e Álvaro Domingues (FAUP), na moderação. Por sua vez, na “Cidade e Habitação” (17 de abril, 17h30) participam Pedro Baganha e Filipa Roseta, vereadores das Câmaras Municipais do Porto e de Lisboa, respetivamente, Filipa Serpa, Vice-Presidente do Conselho DIretivo do IHRU, Avelino Oliveira, Presidente da Ordem dos Arquitectos, Nuno Sampaio, Diretor da Casa da Arquitectura, e Valdemar Cruz, na moderação.

    No que refere ao cinema, vão ser exibidos os filmes “Os Verdes Anos” de Paulo Rocha, com apresentação de Luís Urbano (8 de abril, 17h30), e “A Nossa Terra, o Nosso Altar” (15 de abril, 17h30), de André Guiomar que fará uma introdução ao documentário.

    A apresentação final dos trabalhos decorre entre 22 e 24 de abril. A crítica será realizada por antigos estudantes da FAUP que atualmente são docentes, investigadores ou projetistas e ou antigos estudantes erasmus: Alice Clanet-Hallard (Paris), Alziro Neto (Rio de Janeiro), Adelino Magalhães (Madrid), Duarte Santo (EUA), Giacomo Gallo (Amesterdão), Godofredo Enes Pereira (Londres), Ivo Barão (Suíça), Marta Mendonça (Paris), Nuno Fontarra (Amesterdão), Nuno Melo Sousa (Mendrisio), Pedro Campos Costa (Milão) e Patrícia da Silva (Mendrisio).

    Na música, o quarteto Pedro Molina apresenta um concerto de jazz (12 de abril, 17h30) com Pedro Molina, no contrabaixo e composição, Gonçalo Ribeiro, na bateria, Miguel Meirinhos, ao piano, e Filipe Dias, na guitarra. Há também o FAUP Test com dispersos por vários dispersos por vários palcos (19 de abril, a partir das 19h00) e sets de Música e degustação de vinhos (22, 23 e 24 de abril, 19h00).

    A Associação de Estudantes da FAUP/Coletivo Parte participa neste programa com o ciclo de conversas à hora de almoço ‘Comensalidades’, que cruza diferentes temas entre estudantes e convidados: Ana Alves Costa, Marta Oliveira, Teresa Novais e Luís Tavares Pereira, André Guiomar, ‘Habitação Hoje!’, Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura, Edgar Brito e Ana Pontes, Guida F. Marques e Pedro Bandeira.

    O arquiCoro encerra todo o programa com ‘Grândola Vila Morena’.
  • Curador do ‘Mais do que Casas’ participa no ‘Futuro da Habitação’
  • 12/04/2024
  • ©"O Futuro da Habitação" - A Renascença no Zome Summit
  • Luís Tavares Pereira, que partilha a curadoria com Teresa Novais do programa 'Mais do que Casas', participou no painel 'O Futuro da Habitação', na Zome Summit 2024 / Rádio Renascença, com António Ramalho, Filipa Arantes Pedroso e moderação de Sandra Torres, no dia 10 de abril, em Albufeira.
    Na intervenção, Luís Tavares Pereira apresentou o desafio lançado às faculdades de arquitetura, arquitetura paisagista e belas artes no contexto do programa 'Mais do que Casas - Abril 2074', sublinhando que "a habitação do futuro não podemos prever com certeza, mas a habitação que projetamos e construímos hoje, essa vai certamente ter impacto em 2074".
    A conversa decorreu à volta de desafios que o momento presente coloca, quando parecemos querer enfrentar um momento de transição com as ferramentas do passado.
    Um importante desafio para o imobiliário, que está também em curso, é encontrar alternativas para os critérios de avaliação do parque imobiliário que consigam abarcar a complexidade da sua especificidade.
    Para Luís Tavares Pereira, "a ideia do tipo – T1, T2, T3 … - a conceção modernista sobre a qual assenta o regulamento das edificações em Portugal, deve dar lugar a outros modelos de classificação que, em breve incluirão fatores como a sustentabilidade ou as emissões de CO2".
    ‘Back to the Future’ é também a oportunidade de ‘trazer para a frente’ os modelos da habitação do 25 de abril "que se viram abruptamente interrompidos pelo enquadramento ideológico da época, mas que permitiram não só o cumprimento do direito do acesso à habitação para muitos, como a implementação de programas complementares essenciais, a começar pelo espaço público, que ainda hoje usufruímos. É urgente revisitar estes projetos e os processos de articulação população-equipa de projeto, dar-lhe continuidade, testar de novo a sua aplicação."
    Para isso, o programa 'Mais do que Casas' organiza uma oficina Internacional de Projeto em julho de 2024 com um leque de convidados portugueses e internacionais, em Famalicão, no Edifício Lameiras de Noé Diniz, em Évora, na Malagueira de Álvaro Siza e em Setúbal, no Casal das Figueiras de Gonçalo Byrne.
  • Mais do que Casas | Oficina de Verão
  • 20/03/2024
  • © Mais do que Casas
  • As inscrições para a Oficina de Verão “Mais do que Casas” estão agora abertas à participação de estudantes e jovens arquitetos/as da comunidade internacional, e terá lugar entre 13 e 21 de julho de 2024 na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

    Um grupo de 135 estudantes, divididos em 9 equipas internacionais multidisciplinares com 2 tutores cada, trabalhará num exercício exploratório de projeto, em contacto com moradores e outros atores locais, sobre 3 intervenções exemplares da arquitetura portuguesa de construção de cidades, a partir de iniciativas pós-revolução do 25 de abril, do direito à habitação – um direito consagrado na Constituição Portuguesa de 1975.

    As oficinas contam com a presença de Ângela Ferreira (artista), António Bolota (artista), Arno Brandlhuber & Olaf Grawert (brandlhuber+), Cristina Guedes & Francisco Vieira de Campos (Menos é Mais Arquitectos), Diogo Burnay & Cristina Veríssimo (CVDB), Enrico Molteni (Enrico Molteni Architecture), Filipa Guerreiro & Tiago Correia (Atelier da Bouça) & Ana Fernandes (CEFA/OPPALA), João Gomes da Silva (arquiteto paisagista), João Paulo Feliciano (artista), João Soares & Pedro Guilherme & Sofia Salema & João Matos (malagueira.pt), Jonathan Sergison (Sergison Bates Architects), José Miguel Lameiras (arquiteto paisagista), Maria João Freitas (sociólogo), Mário Gomes (antropólogo), Miguel Vieira & Inês Vieira (SAMI), Mikael Ling (Förstberg Ling), Nuno Grande, Nuno Melo Sousa (Nuno Melo Sousa Architecture), Pedro Campos Costa (Campos Costa Architecture Studio), Ron Edelaar (EMY Architekten), Tatiana Bilbao (Tatiana Bilbao Estudio), Tiago Mota Saraiva (atelier mob), Victor Beiramar Diniz (arquiteto paisagista), William Mann (Witherford Watson Mann Architects) e muitos mais…

    Os locais em estudo serão o bairro SAAL “Casal das Figueiras” em Setúbal, projeto de Gonçalo Byrne, (1975-1979); o bairro social “Quinta da Malagueira” em Évora, projeto de Álvaro Siza (1977-1997) e o bloco de habitação social “Lameiras” em Famalicão, projeto de Noé Diniz (1978-1983). A Oficina será realizada tanto nos locais de estudo e intervenção, tal como na Faculdade de Arquitetura do Porto em parceria com instituições locais.

    + info: https://maisdoquecasas.arq.up.pt/oficinas/
  • Encontro #2 reúne estudantes e docentes para pensar como vamos habitar em 2074
  • 11/03/2024
  • © Egídio Santos / Mais do que Casas - Encontro Chamada de Ideias - Abril 2074 #02
  • E se todos, ao mesmo tempo, pensássemos sobre o problema da habitação em Portugal?

    Foi assim que aconteceu no Encontro #2, do Programa Mais do que Casas, com cerca de centena e meia de estudantes e docentes de 25 Escolas de Arquitetura, de Arquitetura Paisagista, Belas Artes e Engenharia.

    O segundo encontro, realizado a 6 de março, no Pavilhão Carlos Ramos - FAUP, trouxe novamente a debate as propostas em desenvolvimento, no âmbito da 'Chamada de Ideias' que de forma crítica e propositiva refletem sobre os desafios contemporâneos da habitação e do espaço público, e preparam a Mostra Mais do que Casas, a inaugurar no MUDE, em outubro de 2024.

    
A sessão organizou-se em quatro núcleos, com moderação dos/as arquitetos/as Bruno Baldaia, Conceição Melo, Joana Restivo, Rita Furtado, Diogo Aguiar, Alexandra Castro, Alexandra Areias, Carlos Machado e Moura, Silvia Ramos e Pedro Bragança; e relatos dos/as estudantes Ana Alvaneo, Ana Pontes, Ana de Luca, Eva Monteiro, Gabriela Gonçalves, Mahdi Alizadeh, Elea Gomes e António Lopes Cardoso.

    O programa contou ainda com a apresentação do livro 'Habitar Lisboa. Uma perspetiva arquitectónico sobre uma crise contemporânea' por Marta Sequeira - autora, e André Tavares; e com a conferência ‘How to fix a Housing Crisis”, com Rowan Moore, e introdução por Joaquim Moreno.

    
Mais do que Casas é organizado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, com curadoria dos arquitetos Teresa Novais e Luís Tavares Pereira. O programa teve início em abril de 2023 e integra seminários, encontros, publicações, mostra e oficina, para instigar, informar e comunicar a investigação produzida pelos estudantes nas instituições universitárias no ano letivo 2023/2024. 

A iniciativa é dedicada ao Professor Arquiteto Nuno Portas e, na sua pessoa, a todos os participantes no processo SAAL.
  • Apresentação do livro ‘Habitar Lisboa . Uma perspectiva arquitectónica sobre uma crise contemporânea’, de Marta Sequeira, pela autora e André Tavares
  • 04/03/2024
  • © Nuno Noronha Almendra | Encontro Chamada de Ideias - Abril 2074 #1
  • Apresentação do livro 'Habitar Lisboa. Uma perspetiva arquitectónico sobre uma crise contemporânea' por Marta Sequeira - autora, e André Tavares, às 12h30, no Pavilhão Carlos Ramos - FAUP.

    Lisboa está a ser assolada por uma crise habitacional sem precedentes. A subida exponencial do custo das casas, resultado combinado da financeirização da habitação e da falta de investimento continuado de políticas públicas, faz com que qualquer português seja, ou conheça alguém, atingido pela crise. Há debate público agitado, mas pouco se tem falado sobre os edifícios que darão forma às estratégias políticas que estão a ser concebidas e implementadas. Que cidade desejamos construir para responder ao problema? Qual pode ser o papel da Arquitetura neste contexto?
    Habitar Lisboa. Uma perspetiva arquitetónica sobre uma crise contemporânea é uma publicação CCB, Dinâmia’CET ISCTE e Monade que apresenta, de forma sintética, a conjuntura e as hipóteses de ação para pensar a construção da cidade. O livro inclui uma panorâmica das arquiteturas mais carismáticas que resultaram das políticas públicas de habitação desenvolvidas em Lisboa ao longo de 50 anos de democracia. No mesmo sentido, procura fazer uma resenha dos principais projetos que estão atualmente em cima da mesa, apresentando visões analíticas da situação atual e perspetivando, com liberdade, desígnios para o futuro em formato de diálogo, ensaio ou manifesto.
  • Conferência ‘How to Fix a Housing Crisis’ com Rowan Moore
  • 04/03/2024
  • © Rowan Moore, ‘Property, the Myth that Built the World’, Faber & Faber, 2023
  • Conferência 'How to Fix a Housing Crisis' por Rowan Moore, com introdução por Joaquim Moreno, às 19h00, no Auditório Fernando Távora - FAUP.

    O mais recente livro de Rowan Moore, 'Property, the Myth that Built the World', defende que a riqueza social da propriedade pode ser utilizada para conseguir casas de qualidade e acessíveis. Na conferência 'How to Fix a Housing Crisis', Rowan Moore apresentará as formas como este princípio pode ser colocado em prática para resolver as necessidades prementes de habitação, com especial referência aos sucessos e fracassos da Grã-Bretanha contemporânea.

    Rowan Moore é crítico de arquitetura do Observer | The Guardian e foi nomeado Crítico do Ano nos prémios da imprensa britânica de 2014. É autor dos livros 'Slow Burn City', 'Why we Build' e 'Property the myth that build the world'.
  • Programa disponível | Encontro Chamada de Ideias – Abril 2074 #2
  • 28/02/2024
  • © Nuno Noronha Almendra | Encontro Chamada de Ideias - Abril 2074 #1
  • O Encontro #2 Chamada de Ideias | Abril 2074 do programa Mais do que Casas decorre no dia 6 de março, entre as 9h30 e as 19h00, no Pavilhão Carlos Ramos - FAUP.

    O Encontro #2 dá continuidade à apresentação, partilha e discussão das propostas que estão a ser desenvolvidas pelas 25 Escolas de Arquitetura, Arquitetura Paisagista, Belas Artes e Engenharia no âmbito do programa Mais do que Casas, em torno dos desafios que enfrenta a habitação em Portugal.

    Do programa do Encontro fazem parte a conferência 'How to Fix a Housing Crisis' por Rowan Moore - crítico no Observer | The Guardian, e autor dos livros 'Slow Burn City', 'Why we Build' e 'Property: The myth that built the world' - com introdução por Joaquim Moreno, e a apresentação do livro 'Habitar Lisboa . Uma perspectiva arquitectónica sobre uma crise contemporânea', de Marta Sequeira, pela autora e André Tavares.

    +info: Chamada de Ideias #2, Program

    Entrada livre, sujeita à lotação da sala.
  • FAAULN-VNF | Jornadas de Arquitetura e Design 23.24
  • 06/02/2024
  • © FAAULN-VNF
  • No âmbito da ‘Chamada de Ideias - Abril 2074 / Mais do que Casas’, a FAAULN-VNF organiza a palestra ‘Virtudes do Labirinto | Fenomenologia num apartamento’, com António Belém Lima, no dia 29 de fevereiro, às 15h, no Auditório 1 da Universidade Lusíada - Vila Nova de Famalicão. A Conferência de Arquitetura faz parte das Jornadas de Arquitetura e Artes 2023/2024 organizadas pela Faculdade.

    Programa e mais informações: 'FAAULN-VNF'
  • Encontro Chamada de Ideias | Abril 2074 #02
  • 06/03/2024
  • ©️ Nuno Noronha Almendra | Mais do que Casas - Encontro Chamada de Ideias - Abril 2074 #01
  • Encontro Chamada de Ideias - Abril 2074 #2, 6 de março de 2024, 4.ª feira, 9h00-19h00, Pavilhão Carlos Ramos - Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

    O Encontro #2 dá continuidade à apresentação, partilha e discussão das propostas que estão a ser desenvolvidas pelas 25 Escolas de Arquitetura, Arquitetura Paisagista, Belas Artes e Engenharia no âmbito do programa Mais do que Casas, em torno dos desafios que enfrenta a habitação em Portugal.

    Do programa do Encontro fazem parte uma conferência por Rowan Moore - crítico no Observer | The Guardian, e autor dos livros ‘Slow Burn City’, ‘Why we Build’ e ‘Property’ - com introdução por Joaquim Moreno, e a apresentação do livro ‘Habitar Lisboa’, de Marta Sequeira, pela autora e André Tavares.

    Entrada livre, sujeita à lotação dos espaços.
  • Mais do que Casas reúne estudantes e docentes para pensar como vamos habitar em 2074
  • 07/12/2023
  • ©️ Nuno Noronha Almendra | Mais do que Casas - Encontro Chamada de Ideias - Abril 2074 #01
  • Cerca de centena e meia de estudantes e docentes das Escolas de Arquitetura, de Arquitetura Paisagista, Belas Artes e Engenharia participaram no Encontro Chamada de Ideias - Abril 2074 #01, do Programa Mais do que Casas, inserido nas celebrações dos 50 anos do 25 de abril.

    Este primeiro encontro, realizado a 7 de dezembro, no CCB-Garagem Sul, iniciou-se com a visita guiada à exposição ‘Habitar Lisboa’ pela curadora Marta Sequeira, seguida das sessões de apresentação, partilha e debate das propostas de trabalho das 25 Escolas que integram a iniciativa Mais do que Casas. A abertura da sessão contou com a presença do Comissário Executivo Adjunto das Comemorações ’50 anos 25 de Abril’, João Faria, e a Vice-Diretora da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Teresa Calix.

    As propostas em desenvolvimento constituem uma reflexão crítica e propositiva sobre os desafios contemporâneos da habitação e do espaço público na construção de uma sociedade intercultural e de promoção da cidadania global, como contributo para o futuro que pretendemos para 2074, 100 anos depois do 25 de abril.

    A sessão organizou-se em quatro núcleos, no centro da exposição ‘Habitar Lisboa’, com moderação e relato de arquitetos e estudantes (Filipa Guerreiro e Rodrigo Rio; Luís Tavares Pereira e Bárbara Rodrigues; Bruno Baldaia e Inês Lema; Joaquim Moreno e Catarina Coutinho).

    Mais do que Casas é organizado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, com curadoria dos arquitetos Teresa Novais e Luís Tavares Pereira. O programa teve início em abril de 2023 e integra seminários, encontros, publicações, mostra e oficina, para instigar, informar e comunicar a investigação produzida pelos estudantes nas instituições universitárias no ano letivo 2023/2024.

    A iniciativa é dedicada ao Professor Arquiteto Nuno Portas e, na sua pessoa, a todos os participantes no processo SAAL.

    O programa do Encontro Chamada de Ideias | Abril 2074 #01 está disponível 'aqui'
  • Programa disponível | Encontro Chamada de Ideias | Abril 2074 #01
  • 06/12/2023
  • Fotografia de Nuno Cera
  • O Encontro Chamada de Ideias | Abril 2074 #01 terá início às 11h30, com a visita-guiada à exposição 'Habitar Lisboa', seguida do debate, com início às 15h00. A abertura desta sessão contará com a presença do Comissário Executivo Adjunto da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Dr. João Faria.

    O programa do Encontro Chamada de Ideias | Abril 2074 #01 está disponível aqui[pdf].
  • Ciclo de Cinema | ‘Onde vamos morar?’
  • 12/10/2023
  • 'As Operações SAAL' de João Dias
  • O ciclo de cinema ‘Onde vamos morar?’ realiza-se em Lisboa, nos dias 12 - 18 de outubro, e no Porto, nos dias 4 - 12 de novembro. O evento, organizado pela OPTEC Filmes, e com programação de Andy Rector, apresenta o filme 'As Operações SAAL' de João Dias, em formato DVD e digital.

    Programa e mais informações: 'Onde vamos morar?'
  • Encontro Chamada de Ideias | Abril 2074 #01
  • 18/10/2023
  • © Tiago Casanova
  • O Encontro Chamada de Ideias | Abril 2074 #01 decorre no dia 7 de dezembro, integrado na exposição 'Habitar Lisboa', no Centro de Arquitetura | Garagem Sul do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa. O corpo de trabalho 'Chamada de Ideias | Abril 2074' será produzido e discutido pelos jovens estudantes e seus professores, e pretende perspetivar um contributo para o futuro que pretendemos para 2074, 100 anos depois do 25 de Abril.

    'Mais do que Casas' e 'Habitar Lisboa' são dois programas que convergem para uma urgente discussão e reflexão sobre a habitação para todos. A oportunidade de cruzar os dois programas num evento paralelo à exposição, contribuirá para amplificar este debate, criando um espaço para a Academia vir a público e recuperar a ligação à sociedade. O encontro envolverá professores e estudantes no programa, no presente ano letivo, num espaço de discussão e partilha dos caminhos diversos que o tema pode suscitar. O desenvolvimento desta atividade no centro de exposição permite o contacto com um leque de soluções que a cidade de Lisboa disponibilizou para os seus habitantes, que constitui uma importante referência para o debate de ideias em desenvolvimento.
  • Universidade Fernando Pessoa | Ciclo de Palestras – Abrigo para os ‘Sem-Abrigo’
  • 07/10/2023
  • DR
  • No âmbito da ‘Chamada de Ideias - Abril 2074 / Mais do que Casas’, a Universidade Fernando Pessoa organiza o Ciclo de Palestras "'Abrigo” para os “sem-abrigo'", que dá a conhecer e discute a diversidade da população assim designada através do contributo de um conjunto de oradores, de diferente formação e com distintas responsabilidades institucionais e profissionais, que lidam e trabalham com e para os 'sem-abrigo'.

    Em duas tardes, 9 e 23 de Outubro, no Salão Nobre da Universidade Fernando Pessoa, o Ciclo de Palestras propõe a partilha de experiências multi e transdisciplinares como mote de uma aprendizagem que, sendo especialmente orientada para os estudantes de arquitetura, todos convoca. É, portanto, aberto a toda a comunidade académica e, para além dela, a todos os interessados num tema tão actual e premente quanto ainda desconhecido.

    Programa e mais informações: 'Abrigo para os 'Sem-Abrigo''

  • Envio de propostas de trabalho | Chamada de ideias ‘Abril 2074’
  • No âmbito da Chamada de ideias 'Abril 2074', está disponível o formulário de envio de propostas de trabalhos das Escolas participantes no Programa 'Mais do que Casas'.

    Formulário de envio | propostas de trabalho 'Abril 2074'

  • Entrevista Expresso Imobiliário | Como se pode dar resposta aos desafios da habitação?
  • 21/09/2023
  • Legenda do Video
  • Os arquitetos Teresa Novais e Luís Tavares Pereira, curadores do programa “Mais do que Casas”, explicam ao Expresso Imobiliário que programa é este, da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e de que forma pode contribuir para encontrar soluções para os desafios que a área da habitação enfrenta. A arquitetura não é só técnica, tem também uma dimensão social e política.

    Podcast
  • Seminário #02 | Mais do que Casas | More Than Housing 
  • 25/07/2023
  • Design © Centro de Estudos em Design e Arte / FBAUP
  • O segundo seminário multidisciplinar do Programa 'Mais do que Casas', agora internacional, cruza a práticas da arquitetura e com áreas de conhecimento diversas que contribuem para uma sociedade multicultural e de promoção da cidadania global.

    Os temas da habitação social, da reabilitação urbana, dos processo participativos, da investigação tipológica para os mais diversos modos de viver, da reutilização de edifícios existentes para novas funções, reutilização de materiais e técnicas construtivas locais adaptadas às condições climáticas, são exemplos das práticas que irão inspirar não só o corpo de estudantes que inicia aqui a sua investigação académica como também a todos os presentes.

    Participantes:

    AgwA
    BauBurö InSitu
    Carles Oliver [IBAVI]
    Carlos Bunga
    Christoph Wagner and Wenke Schladitz
    Elisa Valero
    Gonçalo Canto Moniz
    Inês Lobo
    José Miguel Lameiras
    MassLab
    Oitoo
    Pedro Ramos Pinto
    Peter Barber

    Entrada livre mediante inscrição prévia [brevemente disponível]
  • Primeira reunião do Programa ‘Mais do que Casa | Abril 2074’ com as Escolas de Arquitetura, Belas Artes e Arquitetura Paisagista
  • 12/06/2023
  • Design © Centro de Estudos em Design e Arte / FBAUP
  • No dia 5 de junho realizou-se a 1.ª reunião online da Chamada de Ideias “Mais do que Casas | Abril 2074”, com as Escolas de Arquitetura, Belas Artes e Arquitetura Paisagista.. Marcaram presença na reunião 22 universidades nacionais que responderam com entusiasmo e motivação ao desafio de dedicar o ano letivo 2023-24, em que se celebram os 50 anos do 25 de abril, ao desenvolvimento de propostas de trabalho, nas diferentes unidades curriculares e anos dos cursos, em torno dos desafios que enfrenta a habitação em Portugal, sob as linhas orientadoras apontadas pelo Manifesto dos curadores e pelas ‘7 Visões’ dos autores convidados.

    A Manifestação de Interesse abarcou o universo das escolas de arquitectura em Portugal, e incluiu número significativo das escolas de Belas Artes e de Arquitectura Paisagista.
    Brevemente, vão ser disponibilizados online em www.maisdoquecasas.arq.up.pt os contactos dos coordenadores por Escolas e, posteriormente, as sinopses dos projetos das unidades curriculares que vão integrar o desafio ‘Mais do que Casas’.

    A Conferência Internacional ‘Mais do que Casas/More than Housing’ nos dias 21 e 22 de setembro, coincidindo com a abertura do ano letivo, constitui o segundo momento público do Programa e convoca diferentes práticas de projeto que atuam hoje sobre o tema da habitação de iniciativa pública e sobre o território, cruzando reflexões e testemunhos multidisciplinares motivadores para o desafio dos estudantes.

    O Programa 'Mais do que Casas' é organizado pelo Conselho Executivo da FAUP, com curadoria de Teresa Novais e Luís Tavares Pereira.

    'Mais Do Que Casas', dedicado ao Professor Arquiteto Nuno Portas e, na sua pessoa, a todos os participantes no processo SAAL, integra o programa nacional das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

  • 50.º aniversário do 25 de abril de 1974 na FAUP
  • 09/05/2023
  • Registo U. Porto
  • Para celebrar do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto organiza o programa “Mais do que Casas”. Esta efeméride merece ser celebrada com uma reflexão sobre temas que então e hoje permanecem como um desafio e uma necessidade por cumprir. Com este intuito, esta iniciativa pretende reunir as Escolas de Arquitectura, de Arquitectura Paisagista e de Belas Artes a contribuir com uma reflexão crítica e propositiva sobre os desafios contemporâneos da habitação e do espaço público na construção de uma sociedade intercultural e de promoção da cidadania global. O programa, que iniciou em abril de 2023, integra seminários, mostra, publicações e oficina, para instigar, informar e comunicar a investigação produzida pelos estudantes nas instituições universitárias no ano letivo 2023/2024. Tendo como referência a memória da experiência dos programas de habitação que ocorreram imediatamente após o 25 de Abril de 1974, nomeadamente o Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), pretende-se perspetivar um possível contributo para o futuro que pretendemos para 2074, 100 anos depois do 25 de Abril.
  • Governo anuncia Prémio Nuno Portas no encerramento do Seminário ‘Mais do que Casas’ na FAUP
  • 30/04/2023
  • Nuno Portas © Egídio Santos | U.Porto
  • A Secretária de Estado da Habitação, Maria Fernanda Rodrigues, anunciou a criação do Prémio Nuno Portas no encerramento do Seminário #01 'Mais do que Casas', que decorreu no dia 28 de abril, na FAUP.

    A atribuir pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU I.P), o Prémio vai distinguir estudos ou projetos académicos, produzidos por estudantes (nacionais e internacionais) nas Instituições de Ensino Superior portuguesas, que tenham como objeto a casa, o território em que se insere e as dinâmicas da sua vivência.

    "Nos estudos, trabalhos ou projetos académicos e científicos" submetidos ao prémio agora criado, será valorizada "a inquietude, a insatisfação e a interrogação permanente", bem como "a diversidade disciplinar com que colide a Arquitetura e, acima de tudo, a militante intervenção cívica de Nuno Portas para tornar as cidades e periferias portuguesas em algo melhor" , sublinhou Maria Fernanda Rodrigues.

    Este prémio constitui uma homenagem ao arquiteto Nuno Portas e um reconhecimento pelo seu trabalho ao longo da vida exatamente nestas duas áreas e que marca o simbolismo de comemoração pelos seus 90 anos e pela comemoração dos 50 anos da revolução de 25 de abril pelo qual tanto lutou.

    A primeira edição do Prémio Nuno Portas ocorrerá em 2024 e terá um carácter regular e de periodicidade anual. Acompanhará o já instituído Prémio Nuno Teotónio Pereira, também atribuído pelo IHRU.

    Com um percurso profundamente ligado à FAUP, Nuno Portas estudou arquitetura na Escola de Belas Artes de Lisboa e na Escola de Belas Artes do Porto, onde concluiu a licenciatura em 1959. Professor na FAUP desde 1983, é atualmente Professor Emérito da Universidade do Porto. Participou na fundação da FAUP, na qual presidiu ao Conselho Científico, criou o Centro de Estudos e lançou o Curso de Mestrado em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano.
  • Mais do que Casas  | Como vamos habitar em 25 de abril de 2074?
  • 22/04/2023
  • Conjunto Habitacional da Bouça, Porto, Álvaro Siza, 1975 © Jorge Carvalho
  • A Direção da FAUP definiu como seus objetivos estratégicos a reflexão, o debate e o desenvolvimento de programas centrados no ensino que identifiquem e respondam aos desafios da contemporaneidade.

    Para tal, a par da plataforma internacional NEB Goes South (selecionada pela Comissão Europeia como um NEB Lab no âmbito da New European Bauhaus), criou e apresenta agora o programa ‘Mais do que Casas’.

    ‘Mais do que Casas’ associa-se aos 50 anos do 25 de abril de 1974, efeméride que merece ser celebrada com uma reflexão sobre temas que então e hoje permanecem como um desafio e uma necessidade por cumprir. Com este intuito, esta iniciativa pretende reunir as Escolas de Arquitetura, de Arquitetura Paisagista e de Belas Artes a contribuir com uma reflexão crítica e propositiva sobre os desafios contemporâneos da habitação e do espaço público na construção de uma sociedade intercultural e de promoção da cidadania global.

    O programa, desenvolvido com os curadores Teresa Novais e Luís Tavares Pereira, integra seminários, mostra, publicações e oficina, para instigar, informar e comunicar a investigação produzida pelos estudantes nas instituições universitárias no ano letivo 2023-2024.

    Tendo como referência a memória da experiência dos programas de habitação que ocorreram imediatamente após o 25 de abril de 1974, nomeadamente o Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), propõe-se perspetivar um possível contributo para o futuro que pretendemos para 2074, 100 anos depois do 25 de abril.

    The Faculty of Architecture of the University of Porto dedicates this initiative to Professor Nuno Portas and, through him, to all participants in the SAAL process.

    A primeira iniciativa - 'Mais Do Que Casas' Seminário #01 - decorre no dia 28 de abril, no Auditório Fernando Távora, a partir das 10h00.

    Entrada livre, mediante inscrição prévia aqui, até à lotação da sala. A inscrição inclui almoço limitado às primeiras 150 inscrições.