Mais
do que
Casas

FBAUL

Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

Propostas de Trabalho

50 PERGUNTAS SOBRE O HABITAR CONTEMPORÂNEO

Departamento de Arte Multimédia | Rogério Taveira
Jorge Spencer
Alessia Allegri
Tiago Mota Saraiva

Com uma abordagem curatorial não tradicional (É uma exposição? Um evento? Uma provocação?), propomos uma mostra que não pretende ser exaustiva, nem abrangente, mas que funciona como uma narrativa. Uma grande história. O projeto curatorial entrelaça 50 perguntas sobre os lugares em que vivemos. Uma pesquisa sobre o conceito de casa, lar, doméstico e sentimento de pertença. As 50 perguntas apresentadas funcionam tanto como um quadro temático quanto como uma visão das diversas formas da vida contemporânea. Essas perguntas são envolventes e estimulam a imaginação do leitor, incentivando-o a refletir vários aspetos do conceito de "lar". É uma viagem pelos imaginários que transformam as nossas vidas. Uma exposição ampla e colaborativa. Uma narrativa colectiva onde cada um dos envolvidos apresenta a sua própria interpretação da ideia de habitar e que se fará de soma de todos.

Os alunos do Departamento de Arte Multimédia irão realizar 50 videoclipes a partir dos livretos A5 produzidos pelos alunos da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa que irá reflectir sobre a 'sua casa contemporânea'. Detalhes de residências, salas, espaços amplos, cores, objectos. Um caleidoscópio de indícios e situações que estimulam a reflexão sobre a nossa relação com aquilo a que chamamos casa.

Design com e para a comunidade

Departamento Design de Equipamento | Ana Thudichum Vasconcelos
Ana Lia Santos
Carla Paoliello

No decorrer do 1. º semestre na UC de Projeto IV é proposto um único exercício, design com e para a comunidade, que tem como objeto de estudo a comunidade do Torrão (Alentejo). O exercício encontra-se dividido em 3 etapas: imersão, desenvolvimento e entrega. O formato de co-deign, essencialmente de grupo, permite escolher entre: desenhar um workshop de design para não designers ou desenvolver uma intervenção no âmbito do projeto Mais do que Casas.

As estratégias e os instrumentos de projeto tornam inteligível a extensão e complexidade dos fatores que mais afetam o exercício do design, com o desenvolvimento de métodos de pensamento integrado e disruptivo; de metodologias, sistemas e ferramentas de design; fomentando a autonomia e a criação de valores resultantes da síntese da aprendizagem; a experimentação e ensaio de formas de aproximação à disciplina e à sua prática; promovendo a ligação a outras realidades e incentivar a Multi, Inter e Transdisciplinaridade; com o envolvimento de outros estudantes, família, instituições parceiras e todos os outros intervenientes; a fim de implementar um sistema de avaliação e feedback.

O processo será registado (desenhos, imagens, esquemas, experiências, modelos, vídeos, gravações sonoras, entrevistas, etc.) para que seja possível guardar, ordenar e validar a informação recolhida, instrumentalizá-la para o projeto e depois utilizá-la como conteúdo para a sua comunicação.

REALIDADES REMOTAS | MÉRTOLA

Mestrado em Design para a Sustentabilidade | João Cruz
Inês Veiga