Exposição
Apresentação
28 SET 2024 a 26 JAN 2025
MUDE – Museu do Design, Lisboa
“Mais do que Casas: Como vamos habitar em Abril de 2074?” é uma exposição que celebra e integra o programa oficial das comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril de 1974 onde convergem todas as instituições de ensino superior da Arquitetura, Arquitetura Paisagista e Belas Artes de Portugal.
“Mais do que Casas” surge de uma inquietação sobre o problema da habitação que hoje se vive, e a reflexão sobre três referências instrumentais:
> A ideia de que a diversidade do tecido social é a norma e a transformação da cidade inevitável para a acolher e dar voz a todos, cumprindo o “direito à cidade”.
> A consciência que as melhores e novas ideias em arquitetura devem e podem operar esta transformação.
> A lembrança da energia irradiante e transformadora do 25 de Abril de 1974 para nortear as ações de hoje e do futuro.
Esta inquietação conduziu à criação do programa “Mais do que Casas” promovido pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto que convocou a academia para que num processo colaborativo produzissem, ao longo de 24 meses uma reflexão e investigação crítica sobre o habitar. O programa teve início em abril de 2023. O desafio foi lançado com apresentação pelos curadores do texto “Manifesto” e complementado por “7 visões”, textos de professores e investigadores de diferentes áreas da Arquitetura com o propósito de promover uma discussão aberta e cruzada sobre o problema da habitação hoje. Confirmado o compromisso de todos em participar nesta celebração, nasce a “Chamada de Ideias: Abril 2074”. Seminários, encontros e debates ofereceram possibilidades e inspiração, Intensidade e confronto de ideias onde os estudantes protagonizaram os principais momentos.
Novas camadas de questionamento em torno de temas que decorrem do Manifesto “Mais do que Casas”, surgem de uma componente paralela de investigação teórica, através de uma “Chamada de Artigos”, com o sugestivo título “Starbursting“ que irá decorrer até fevereiro de 2025.
O real como matéria, a especulação como instrumento
Paradoxalmente à natureza especulativa das propostas que a exposição apresenta, é a partir do real que a investigação é conduzida, com a eleição de lugares específicos e na resolução de problemas concretos, antecipando o futuro dos edifícios, locais, cidades, territórios tão disponíveis quanto carentes. Tentativamente as soluções adequadas a cada situação procuram dar resposta a perguntas transversais à sociedade contemporânea:
Como pensar a cidade inclusiva?
Como habitar territórios de baixa densidade?
Como desbloquear inovação de modelos de habitação?
Como dar resposta à crise da habitação?
Como promover habitação sustentável?
Como aplicar a participação dos cidadãos?
Como adaptar a cidade às alterações climáticas?
Como operacionalizar os avanços tecnológicos?
Como a vida vem detrás e acontece
Porém nem sempre as respostas a estas questões se fazem olhando para a frente. É importante manter um olhar atento e ser capaz de retirar ensinamentos de processos anteriores. É nesse contexto que apresentamos três exemplos de superação do problema da habitação de iniciativa pública após o 25 de abril de 1974 – Casal das Figueiras em Setúbal (312 habitações construídas, 1975-79), A Quinta da Malagueira em Évora (1100 habitações, 1977-98). O Edifício das Lameiras, em Famalicão (290 habitações, 1978-83) – modelos de futuro que importa recuperar como objeto de reflexão para as atuais e futuras políticas de habitação.
Convergência transformadora
Esta convergência, nunca antes realizada, de toda a comunidade académica da Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo e Artística Portuguesa, que envolveu cerca de 1751 estudantes e 281 docentes em torno do programa “Mais do que Casas: Como vamos Habitar em 2074?”, espelha a capacidade da academia em contribuir para a sociedade, em todos os níveis de ensino, com matéria que informa, questiona e labora para a construção de um país melhor.
Teresa Novais e Luís Tavares Pereira
Curadores
© Francisco Nogueira
Inauguração
27 de setembro de 2024, 19h00
A FAUP, em parceria com o MUDE, apresenta na exposição ‘Mais do que Casas | Como vamos habitar em Abril 2074’ a investigação produzida no ano letivo de 2023/2024 pelos estudantes e docentes das Faculdades de Arquitetura, Arquitetura Paisagista e Belas Artes em Portugal.
A exposição e todo o programa cultural associado – debates, conversas, visitas guiadas – contribui para o tema do habitar e das novas exigências, com uma reflexão crítica e com propostas sobre os desafios contemporâneos da habitação e do espaço público, colocando em perspectiva a construção de uma sociedade intercultural e a promoção de uma cidadania global, tendo como referência a memória da experiência dos programas de habitação que ocorreram imediatamente após o 25 de abril de 1974, nomeadamente o Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL).
A exposição conta com a participação e contributos de:
DAMG – Departamento de Arquitectura e Multimédia Gallaecia da Universidade Portucalense
DARQ – Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
EAAD – Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho
EARTES – Escola das Artes da Universidade de Évora
ESAP – Escola Superior Artística do Porto
FAAULL – Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa
FAAULN – FAMALICÃO – Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada Norte – Vila Nova de Famalicão
FAAULN – PORTO – Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada Norte – Porto
FA-UL – Faculdade de Arquitectura Universidade de Lisboa
FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
FBAUL – Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
FCUP – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
ISA – Instituto Superior de Agronomia – Universidade de Lisboa
ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes
IST – Instituto Superior Técnico
UA – Universidade de Aveiro
UAL – Universidade Autónoma de Lisboa
UALG – Universidade do Algarve
UBI – Universidade da Beira Interior
UFP – Universidade Fernando Pessoa
ULL – Departamento de Arquitectura e Urbanismo da Universidade Lusófona de Lisboa
ULP – Universidade Lusófona do Porto
© Francisco Nogueira
Programa Paralelo
O Programa Paralelo propõe um espaço de discussão pública em torno do habitar e da cidade, e as suas reconfigurações para um futuro próximo, inclusivo e sustentável.
Este programa conta com visitas guiadas, oficina/performance, conversas e debates a partir dos contributos dos estudantes e docentes dos Cursos de Faculdades de Arquitetura, Arquitetura Paisagista e Belas Artes do país que integram a exposição, de convidados exteriores ao projeto das áreas da arquitetura, sociologia ou biologia e, ainda, uma sessão final de apresentação de Conclusões / Orientações com a presença de instituições governamentais.
Do programa fazem parte uma oficina e uma performance que terão lugar no dia 16 de novembro, constituindo uma extensão das propostas da FBAUP na exposição em torno dos temas do habitar.
O encontro-conversa em torno de três exemplos de superação do problema da habitação no pós-25 de abril, convoca no dia 14 de dezembro, a partir das 15h00, os autores dos projetos, os municípios e as associações de moradores do Casal das Figueiras, em Setúbal, arquiteto Gonçalo Byrne (Setúbal /operação SAAL, 1975-79), a Quinta da Malagueira, em Évora do arquiteto Álvaro Siza (77-98) e o edifício das Lameiras, Famalicão, do arquiteto Noé Diniz (INH, 1978-83).
Em simultâneo, decorrem cinco sessões de apresentações-debate em torno de cinco temas, que resultam da progressiva aproximação entre o programa “Mais do que Casas” e as propostas, provenientes das instituições de ensino superior participantes, que se foram construindo ao longo da sua duração, e que irá conduzir ao Relatório e Conclusões finais.
As sessões de apresentações-debate reúnem uma seleção de 27 das propostas em exposição, que culminará com a apresentação das conclusões / orientações, na sessão de encerramento da exposição “Mais do que Casas: Como vamos habitar em abril de 2074?”.
Os temas em debate serão moderados por especialistas exteriores ao programa “Mais do que Casas” — Maria João Freitas (Socióloga), Helena Freitas (Bióloga), Miguel Veríssimo (Arquiteto), Ricardo Santos (Arquiteto) e Luísa Schmidt (Socióloga). Estes contributos propõem enriquecer com novos olhares e valorizar a imprescindível perspetiva multidisciplinar sobre o projeto.
Cidade e Cidadania, Cidade e Ecologia, Tecnologia e Sustentabilidade, Novas Cidades Novas Comunidades e A Cidade como Recurso, são os temas urgentes de hoje e serão o objeto de aprofundamento e, sobretudo, de perspetivas de abordagem para um futuro próximo, inclusivo e sustentável.
O debate pretende-se participado pela assistência, chamando todos a participar, de uma forma aberta à sociedade civil.
28.09.24
15h00
Visita Orientada #01
/ Teresa Novais [Arquiteta] e Luis Tavares Pereira [Arquiteto]
12.10.24
18h00
Visita Orientada #02
/ Margarida Quintã [Arquiteta]
9.11.24
18h00
Visita Orientada #03
/ Pedro Baía [Arquiteto]
16.11.24
14h30
Visita Orientada #04
/ Teresa Novais [Arquiteta] e Luis Tavares Pereira [Arquiteto]
15h30
Oficina
1-65, Construir Casas de Papel
/ Clara Sefair, Pedro Bitencourt [Estudantes FBAUP]
17h00
Performance
Camuflagem
/ Ana Sousa Santos [Estudante FBAUP]
23.11.24
10h00
Apresentação – Debate #01
cidade e cidadania
Como pensar a cidade inclusiva? Como aplicar a participação dos cidadãos?
Moderação
/ Maria João Freitas [Socióloga]
10h00 > Apresentação dos Curadores
10h15 > Apresentação de Maria João Freitas
10h30 > A Urbanização da Pobreza – FAUP // estudante Bruna Azado da Silva / docente Álvaro Domingues
10h50 > Cidade do acolhimento: forças invisíveis, paisagem fragmentada e presença coletiva – ISMAT // estudante Aitor Bal / docente Vítor Alves
11h10 > 11h30 Coffee Break
11h30 > Design com e para a comunidade – FBAUL // estudante Vasco Lima / docente Ana Thudichum Vasconcelos, Carla Paoliello
11h50 > Regressando à cidade habitacional da década de 1970 – ISCTE // estudantes José Lomelino e Maria do Mar Rafael; Laura Henriques e Manuel Ramos / docente Pedro Luz Pinto, Paulo Tormenta Pinto, José Maria Cumbre, Nuno Caetano
12h10 > Paisagens de Desistências – FAAULL // estudantes Raquel Marques, Martim Mota / docente Ricardo Zúquete, Carlos Lampreia, Alexandre Marques Pereira
12h30 > 13h30 Debate
15h00
Apresentação – Debate #02
cidade e ecologia
Como adaptar a cidade às alterações climáticas?
Moderação
/ Helena Freitas [Bióloga]
14h30 > Apresentação dos Curadores
15h15 > Apresentação de Helena Freitas
15h30 > Uma visão para a VCI do Porto – ESAP // estudante Alba Gimenez / docentes Fátima Fernandes, António Barbosa
15h50 > Cidade_Água_Habitar – UAL // estudantes Ricardo Zavrico, Joana Furtado, Sérgio Vieira / docentes Inês Lobo, Ricardo Bak Gordon
16h10 > 16h30 Coffee Break
16h30 > Plantar o Bairro / Plantar a Cidade – FCUP // estudantes Rita Moura e a Mafalda Xavier / docente Isabel Martinho Da Silva e Cláudia Fernandes
16h50 > Re.Mat: Retomar os Matagais do Barrocal Algarvio – UALG // estudante Marta Gonçalves / docente Paula Gomes da Silva
17h10 > 18h10 Debate
30.11.24
18h00
Visita Orientada #05
/ Margarida Alexandre [Estudante FAUL]
7.12.24
10h00
Apresentação – Debate #03
tecnologia e sustentabilidade
Como operacionalizar os avanços tecnológicos? Como promover habitação sustentável?
Moderação
/ Miguel Veríssimo [Arquiteto]
10h00 > Apresentação dos Curadores
10h15 > Apresentação de Miguel Veríssimo
10h30 > Arquitetura e ideologia: uma figuração do comum, a partir de Casa Branca (Montemor-o-Novo) – FAUL // estudantes João Chareca, Margarida Alexandre, Rui Raivel / docente Daniel Jesus
10h50 > Materiais e materialidades. 100 anos de futuro com passado – UA // estudantes Paulo Pereira, Alexandre Nina / docente Ana Velosa
11h10 > 11h30 Coffee Break
11h30 > A industrialização da construção – FEUP // estudantes Hiago Alves, Hiago Paula, Mayra Alencar, Jaime Cunha, Tatiane Rossi / docente Bárbara Rangel
11h50 > Arquitetura a 220 mm/s | Práticas modulares em 3Dcp – FAUP // estudante Miguel Oliveira Vale / docente José Pedro Sousa
12h10 > ‘Side by side’. Para um habitat resiliente – DAMG-UPT // estudantes María Guadalupe Corujo Calviño, Raúl López Andrés / docente Susana Milão
12h30 > 13h30 Debate
14h30
Apresentação – Debate #04
novas cidades, novas comunidades
Como desbloquear inovação de modelos de habitação?
Moderação
/ Ricardo Santos [Arquiteto]
14h30 > Apresentação dos Curadores
14h50 > Apresentação de Ricardo Santos
15h10 > Habitação crítica: recolha e paralelo dos concursos do IHRU – ULL // estudantes David Tavares, Inês Silva, Francisco Soares, Tomás Paulo / docente Luís Santiago Baptista
15h30 > Habitar Multigeracional e Multisocial – Pombal: desenhar nas entrelinhas da cidade – DARQ-UC // estudante Afonso Amorim / docente Nuno Grande
15h50 > A Metrópole Rural. Futura Região de Acolhimento para Migrantes Climáticos – UBI // estudante Laura Cazaban / docente Andreia Garcia
16h10 > 16h30 Coffee Break
16h30 > De Marselha a Guimarães: variações tipológicas, formais e espaciais do conceito de unidade de habitação – EAAD-UM // estudantes Gonçalo Leite, Nicole Amorim, Ana Carolina Castro / docente Eduardo Fernandes
16h50 > Nova comunidade: situação urbana ‘ex-novo’ – EARTES-UE // estudantes João Bacalhau, Rita Malarranha / docente Luís Ferro, João Soares
17h10 > Casa como Cidade como Casa – FAAULN_P // docente Inês Pires, Sara Tavares, Tomás Fonseca, Kássia Freitas, Matilde Araújo / docentes Ricardo Vieira de Melo, Sérgio Pinto Amorim, Alexandra Saraiva Chaves
17h30 > O que mudavas no RGEU? – FAUP // estudante Ana Pontes / docente Edgar Brito
17h50 > 18h50 Debate
14.12.24
15h00
Encontro – Conversa #01
Três Exemplos de superação do problema da habitação coletiva no pós-25 de abril
Quinta da Malagueira – Évora
/ Nuno Ribeiro Lopes [Arquiteto]
Casal das Figueiras – Setúbal
/Gonçalo Byrne [Arquiteto]
Edifício das Lameiras – Famalicão
/Noé Diniz [Arquiteto]
21.12.24
18h00
Visita Orientada #06
/ Cristina Veríssimo [Arquiteta] e Diogo Burnay [Arquiteto]
11.01.25
11h00
Visita Orientada #08
/ Teresa Novais [Arquiteta] e Luis Tavares Pereira [Arquiteto]
11.01.25
15h00
Apresentação – Debate #05
cidade como recurso
Como promover a habitação e a cidade sustentável? Como dar resposta à crise de habitação?
Moderação
/ Luísa Schmidt [Socióloga]
15h00 > Apresentação dos Curadores
15h15 > Apresentação de Luísa Schmidt
15h30 > Habitar os lugares do passado – FAAULN_P
15h50 > Habitar a memória – DARQ / ISA
16h10 > 16h30 Coffee Break
16h30 > A cidade invisível, Cascais – FAUL // estudantes Tiago Varrecosos, Luís Sousa, Catarina Caldeira / docentes Jorge Spencer, Pedro Ravara
16h50 > Aproximações à habitação unifamiliar. Casas entre muros no bairro do Leal, Porto – EAAD-UM
17h10 > Mercado e centro de investigação comunitário no Cais do Pico. Entre urbanidade e interioridade – IST
17h30 > Ensaios sobre a cidade consolidada – ISCTE
17h50 > 18h50 Debate
18.01.25
18h00
Visita Orientada #07
/ Ricardo Zavrico [Estudante UAL]
26.01.25
Encerramento da Exposição
27.02.25
15h00
Apresentação – Debate Final #06
Como vamos habitar em abril de 2074?
Relatores
/ Bruno Baldaia [Arquiteto] e Miguel Judas [Arquiteto]
e convidados
Ficha Técnica
PROGRAMA “MAIS DO QUE CASAS”
ORGANIZAÇÃO
FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto [Conselho Executivo da FAUP]
João Pedro Xavier
Teresa Calix
Clara Pimenta do Vale
Filipa de Castro Guerreiro
José Pedro Sousa
CURADORIA
Teresa Novais
Luis Tavares Pereira
ASSISTENTES DE CURADORIA
Patrícia Reis
Miguel Silva
Esta iniciativa integra o programa das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril
EXPOSIÇÃO “MAIS DO QUE CASAS: COMO VAMOS HABITAR EM ABRIL 2074?”
ORGANIZAÇÃO
FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Câmara Municipal de Lisboa / MUDE – Museu do Design
COORDENAÇÃO GERAL
FAUP
Teresa Novais
Luis Tavares Pereira
CML/MUDE
Bárbara Coutinho
CURADORIA
Teresa Novais
Luis Tavares Pereira
APOIO À CURADORIA
Questões
Gisela Lameira
Luciana Rocha
ASSISTENTES DE CURADORIA
Patrícia Reis
Miguel Silva
FOTOGRAFIA
Nuno Cera
Daniel Malhão
Miguel Gama
MAQUETES ORIGINAIS BAIRROS
Miguel Silva
Afonso Silva
DESIGN EXPOSITIVO
Diogo Aguiar Studio
Diogo Aguiar
Daniel Mudrák
João Teixeira
Lenos Karaspyros
DESIGN GRÁFICO
CEDA – Centro de Estudos em Design e Arte/FBAUP
José Carneiro (coordenação)
Ana Leite
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
MUDE
Sofia Alves
FAUP
Teresa Novais
Luis Tavares Pereira
PRODUÇÃO
MUDE
Cristina Gomes
Carla Pardal
João Pedro Santos
Gisela Miravent
Bruno Castro
Celina Trindade
Francisca Fernandes
FAUP
Patrícia Reis
Miguel Silva
CONSERVAÇÃO
MUDE
Inês Correia
SERVIÇOS DE GESTÃO
FAUP
Adriana Castro
Cláudia Almeida
Fábio Saraiva
COMUNICAÇÃO
FAUP
Carolina Medeiros
MUDE
Assessoria externa: Judite Duarte
AUDIOVISUAIS
António Milheirão
TRADUÇÃO
Dos Autores
Spell Translation Solutions
REVISÃO
Spell Translation Solutions
CONSTRUÇÃO E MONTAGEM
Unveil
ASSISTENTES DE EXPOSIÇÃO
Daily Spin II, Unipessoal Lda.
SEGURANÇA
PowerShield
LIMPEZA
Operandus Limpeza Prissional, Lda.
SEGUROS
Verspieren
PATROCÍNIO
Grupo Preceram
MECENAS
OTTIMA
PRODUÇÃO GRÁFICA
Tommasino Design
AGRADECIMENTOS
A todos os estudantes e docentes das Instituições de Ensino Superior que participaram na iniciativa “Mais do que Casas” e participaram na produção dos materiais em exposição e na sua montagem.
Álvaro Siza
Arquivo Municipal de Setúbal
Associação de Moradores das Lameiras
Associação de Moradores do Casal das Figueiras (Casarão)
Associação de Moradores e Cidadãos Malagueira Viva e Vivida
Bruno Baldaia
CCB
Conceição Melo
DARQ-UC
Gonçalo Byrne
Luis Miguel Correia
Marta Sequeira
Noé Diniz
Nuno Grande