Mais
do que
Casas

Pessoas

  • Aitor Varea Oro
  • Arquiteto, CEAU FAUP

  • Investigador no MDT-CEAU FAUP. Pai. É arquiteto e doutor pela Universitat Politécnica de Valência, com formação em técnicas de investigação social, sistemas de informação geográfica e ciência de dados. A sua experiência profissional centra-se em projetos de longa duração dedicados à melhoria das condições habitacionais de grupos vulneráveis, como a salvaguarda patrimonial em El Cabanyal (Valência, 2009-2014) e a definição de uma política municipal de reabilitação das “ilhas” (Porto, 2017-2022). Defensor da prática da arquitetura em parceria com a sociedade, acredita na democratização do debate e do exercício do projeto como ferramenta para a construção de uma sociedade mais justa.
  • André Tavares
  • Arquitecto, CEAU-FAUP

  • André Tavares (Porto, 1976) é arquitecto e doutorado pela FAUP. Desde 2006 é coordenador da Dafne Editora, foi director do Jornal Arquitectos (2013-2015) e, com Diogo Seixas Lopes, curador-geral da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2016, The Form of Form. Entre as suas obras destacam-se os livros The Anatomy of the Architecutral Book (Lars Müller/Canadian Centre for Architecture, 2016) e Vitruvius Without Text (gta Verlag, 2022). É investigador no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto onde lidera o projeto Fishing Architecture financiado pelo European Research Council. 
  • Fátima Fernandes
  • Arquiteta, ESAP

  • Licenciada em Arquitectura pela ESBAP (1986) e Doutorada pela ETSAM Universidade Politécnica de Madrid. É docente na ESAP desde 1996. Foi Diretora do Curso e do Departamento de Arquitetura da ESAP e Presidente do Conselho de Admissão da Ordem do Arquitectos SRN. É representante da ESAP na rede PHI Portugal. Em 1984 funda com Michele Cannatà, a CANNATÀ & FERNANDES. As suas obras foram distinguidas com diversos prémios nacionais e internacionais, entre os quais: 1.º Prémio no Concurso para o 2.º Polo da Fundação de Serralves, com SANAA/Kazuyo Sejima & Ryue Nishizawa, 2008, e a Medalha de Prata Prémio Domus, 2012. Exerce a coordenação científica de publicações, exposições e seminários de arquitetura, e é coautora de diversos livros.
  • Gabriela Vaz-Pinheiro
  • Artista plástica, FBAUP

  • Docente na FBAUP onde dirige o Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público desde 2007. Possui Doutoramento por Projecto e o Mestrado Theory and Practice of Public Art & Design ambos com o Chelsea College of Art & Design, Londres; licenciada em Escultura pela FBAUP, participa frequentemente em Seminários de natureza interdisciplinar em Portugal e estrangeiro, bem como publica regularmente textos críticos em revistas de arte e investigação artística, possuindo múltiplos livros e catálogos editados sob o nome editorial Gabriela Vaz-Pinheiro. Tem ainda atividade regular como artista explorando questões identitárias e o reposicionamento do ser através da prática artística para o que utiliza diversos heterónimos. Como curadora tem produzido várias exposições tanto com coleções institucionais como em contextos alternativos. Foi Programadora de Arte Arquitetura para Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012.
  • Gisela Lameira
  • Arquiteta, CEAU-FAUP

  • Gisela Lameira é arquiteta, doutorada em Arquitetura (FAUP, 2017) e investigadora contratada no CEAU-FAUP. Os seus interesses de investigação incluem o estudo da teoria e história urbana da Arquitetura, especificamente a génese e transformação da habitação plurifamiliar. Foi bolseira de investigação no projeto "Mapping Public Housing: A Critical Review of the State-Subsidised Residential Architecture in Portugal (1910–1974)” (FCT 2016-2020) e, atualmente, desenvolve investigação na área do "ageing in place" e da "architecture for ageing" (FCT 2019-2025) no âmbito do projeto "Housing Think Tank: knowledge integration on multi-family residential buildings" (HoTT). Entre 2019 e 2022 lecionou História da Arquitetura Contemporânea na FAUP.
  • Inês Lobo
  • Arquiteta, ISCTE / UAL

  • Arquiteta pela ESBAL em 1989. É Professora Convidada nos cursos de arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa. Iniciou o seu percurso profissional em 1989, tendo fundado o seu próprio escritório, Inês Lobo, Arquitectos, em 2002. Foi participante convidada nas Bienais de Veneza de 2016 e 2018. Desenvolve também atividade como curadora e comissária de exposições de arquitetura, sendo responsável pela representação portuguesa na Bienal de Veneza 2012, e delegada portuguesa da VIII BIAU - Bienal Iberoamericana de Arquitectura e Urbanismo. É, ainda, presença regular nos júris de prémios de arquitetura internacional e nacional, como o prémio FAD como presidente em 2022, ou o prémio Bigmat, em 2021. Em 1999 recebeu o título de Oficial da Ordem do Mérito pelo Presidente da República; em 2013, o prémio “Mulheres criadoras da cultura” atribuído pelo governo português; o Prêmio Internacional ArcVision - Mulheres e Arquitetura, em 2014; e em 2017, o Prémio AICA da Secção Nacional da Associação Internacional de Críticos de Arte.
  • João Ferro Rodrigues
  • Economista

  • João Ferro Rodrigues (1976) é licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa e possui um MBA pela Harvard Business School. Profissionalmente, tem-se dedicado à área da gestão de projetos e de empresas em setores como a consultoria estratégica, as energias renováveis e a tecnologia. É autor do livro "A Era do Nós - propostas para uma democracia do bem comum" (Objetiva, 2021). É lisboeta e pai de quatro filhas.
  • João Pedro George
  • Sociólogo, FCSH-UNL

  • João Pedro George (Moçambique, 1972). Doutorado em Sociologia, foi professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e crítico literário n'O Independente. É autor de obras como O Meio Literário Português: Prémios Literários, Escritores e Acontecimentos (2002), Não é Fácil Dizer Bem. Críticas, Obsessões e Outras Ficções (2006), Puta Que os Pariu! A Biografia de Luiz Pacheco (2011), O Que é Um Escritor Maldito? Estudo de Sociologia da Literatura (2013), Chatear o Camões. Inquérito à Vida Cultural Portuguesa (2021), O Super-Camões. Biografia de Fernando Pessoa (2022) e O Império às Costas. Retornados, Racismo e Pós-Colonialismo (2023).
  • João Pedro Xavier
  • Arquiteto, Diretor da FAUP

  • João Pedro Xavier é arquitecto e professor catedrático da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), sendo presentemente o director da escola.
    Trabalhou no gabinete de Álvaro Siza de 1986 a 1999. Paralelamente, estabeleceu-se como arquitecto por conta própria. João Pedro Xavier é membro dos grupos de investigação do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP – Arquitectura: Teoria, Projecto, História (ATPH) – e – Digital Fabrication Laboratory (DFL) – dedicando especial atenção à relação entre a arquitectura e a matemática. É autor dos livros “Perspectiva, perspectiva acelerada e contraperspectiva” (FAUP Publicações, 1997), “Sobre as origens da perspectiva em Portugal” (FAUP Publicações, 2006) e “Música e Arquitectura no Barroco. A Igreja dos Clérigos como instrumento musical” (Circo de Ideias, 2021). Publicou diversos trabalhos e artigos sobre o tema, proferiu conferências e lições e realizou acções de formação de professores. É editor correspondente do “Nexus Network Journal” e membro do Conselho da "European Association for Architectural Education".
  • Jorge Macaísta Malheiros
  • Geógrafo, CEG-UL

  • Geógrafo, Investigador e cocoordenador do Grupo de Investigação ZOE do Centro de Estudos Geográficos do IGOT da U.Lisboa, onde também desempenha as funções de professor associado. Membro da direção do Colégio Tropical da Universidade de Lisboa, publicou trabalhos em Portugal e no estrangeiro. Participou e coordenou projetos de investigação no domínio da demografia, das migrações, da integração sócio-espacial e da habitação. Foi animador da Rede Temática 2 (Integração Profissional e Social de Imigrantes, Minorias Étnicas e Refugiados) do Programa EQUAL da UE para a Igualdade (Portugal, 2003-2004, 2005-2007) sendo, presentemente, representante do IGOT no Observatório da Emigração, membro do comité editorial do IMISCOE-Springer (Migration) e correspondente português do SOPEMI (OCDE – 2002-2022). Ex-Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos (2002 a 2004), é correspondente/avaliador ou membro do Comité Consultivo de algumas revistas científicas.
  • José António Bandeirinha
  • Arquiteto, DARQ-FCTUC

  • (Coimbra, 1958). É arquiteto pela ESBAP (1983). É professor catedrático do Departamento de Arquitectura - Universidade de Coimbra, onde se doutorou em 2002 com uma dissertação intitulada O Processo SAAL e a Arquitectura no 25 de Abril de 1974. É investigador do Centro de Estudos Sociais. Foi Diretor do Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra entre 2002 e 2004; entre 2006 e 2007 e entre 2017 e 2021. Foi Pró-Reitor para a Cultura da Universidade de Coimbra (2007 a 2011). Foi Director do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (2011-2013). Foi Comissário da Exposição Fernando Távora Modernidade Permanente, cujo coordenador foi Álvaro Siza, integrada em Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012. Foi Consultor Científico da Exposição O Processo SAAL Arquitectura e Participação 1974-1976, comissariada por Delfim Sardo e organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves em colaboração com o Canadian Centre for Architecture, Montréal, Canadá. (2014-2015). Orientou mais de duas dezenas de dissertações de doutoramento e três investigações de pós-doutoramento. Tem dedicado os seus estudos à teoria da arquitectura e da cidade, centrando-se, no essencial, sobre as consequências urbanas e arquitectónicas das práticas políticas.
  • Luís Soares Carneiro
  • Arquiteto, FAUP

  • Luís Soares Carneiro (1959), é Arquitecto e Professor na FAUP. Doutorado em Arquitectura (2003). Investiga e escreve sobre Arquitectura e História tendo publicado, entre outros, os livros A Estranheza da Estípite. Marques da Silva e o(s) Teatro(s) De S. João (2010), Casas Ermas. Os Arquitectos Rebelo de Andrade e os Discursos do Moderno (2016) e Três Embaixadas Portuguesas: Londres Madrid e Rio de Janeiro (2021). É autor de projetos e obras de arquitectura. Ensina no Mestrado Integrado da FAUP a UC de Projeto 3:  estudo e prática do projeto da Habitação Plurifamiliar. 
  • Luís Tavares Pereira
  • Arquiteto

  • Luís Tavares Pereira (Lisboa, 1966), Formou-se na FAUP (1991), M. Arch (Princeton University, 1996), com uma bolsa Gulbenkian/FLAD/Princeton University. É sócio fundador do atelier [A] Ainda Arquitectura (Porto, 1998). Foi comissário, individual ou coletivamente, entre outros: da representação oficial portuguesa da Bienal de Arquitectura de Veneza, 2004, seleção “Habitar Portugal 12-14; exposição “Toll Free: European Architects in Transit”, 2007/2010; projeto “Registos de uma Transformação” ou Seminário Internacional de Arquitectura Prototypo, “Performing the city”, ambos para a Capital Europeia da Cultura Porto 2001; 1.ª Trienal de Arquitectura de Lisboa, 2007. Integrou o Comité de Seleção português da IX Bienal Iberoamericana de Arquitectura e Urbanismo, Argentina, 2014, e diversos júris de Prémios de Arquitectura. Foi vice-presidente da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos (OA-SRN), 2008-2010, e vogal corresponsável pelo pelouro da Cultura da OASRN, 2005-2007. É membro do Parlamento Europeu da Cultura. Foi Professor Assistente convidado na Accademia di Architettura di Mendrisio, Suiça, 2019-2020.
  • Maria Manuel Oliveira
  • Arquiteta, EAAD-UM

  • Arquiteta pela ESBAP, é desde 1997 docente na Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, onde se doutorou (2007) e desenvolve projetos de arquitetura e desenho urbano no âmbito do seu Centro de Estudos. É investigadora no Laboratório de Paisagens, Património e Território | Lab2PT e integra a Assembleia de Delegados da Ordem dos Arquitectos. Anteriormente, lecionou noutras universidades, trabalhou em instituições públicas na área do urbanismo e exerceu profissão liberal.
  • Nuno Brandão Costa
  • Arquiteto, FAUP

  • Nuno Brandão Costa (Porto, 1970) Formou-se na FAUP em 1994, onde se doutorou em 2013 e leciona desde 1999. É investigador do CEAU-FAUP no grupo T2P. Em 1998 inicia a sua prática de projeto. Recentemente, concluiu a construção do Terminal Intermodal de Campanhã e a reabilitação e ampliação do Bairro de São João de Deus, no Porto. O seu trabalho foi exposto na Bienal de Veneza em 2004 e 2021; na Bienal de Arquitectura de São Paulo em 2005; Portugal Now, Cornell University, Nova Iorque em 2007; Tradition is inovation Tokyo em 2011, na Trienal de Arquitectura de Milão em 2004 e 2014, e na 2.a Bienal de Arquitectura de Chicago em 2017. Autor dos projetos expositivos da Trienal de Arquitectura de Lisboa em 2007 e 2016. Foi nomeado para o prémio Mies Van der Rohe, 2008 e 2021, BSI Swiss Architectural Award, 2012 e finalista do Prémio FAD, 2017. É-lhe atribuído o Prémio revelação e mérito Jornal Expresso / SIC em 2004, o Prémio Secil em 2008, o Prémio Vale da Gândara em 2011, o Premio Construir (edifício publico) 2022 e o Prémio AICA 2021. Foi curador com Sérgio Mah da Representação Oficial Portuguesa na 16.ª Bienal de Arquitectura de Veneza, 2018. Foi professor convidado na ETSA da Universidad de Navarra; Estudio Barozzi Universidade de Girona; EHL International Campus Lausanne; Porto Academy. É critico e conferencista convidado em diversas escolas de arquitetura nacionais e internacionais.
  • Paulo Moreira
  • Arquiteto

  • Paulo Moreira é arquiteto e investigador. Formou-se pela FAUP em 2005, tendo estudado também na Accademia di Architettura, Mendrisio (Suiça). Doutorou-se pela London Metropolitan University em 2018. Desde 2011, exerce atividade no estúdio ‘paulo moreira architectures’. No campo académico, investiga práticas espaciais e urbanismo em contextos de conflito urbano e carência social. É fundador e diretor artístico do INSTITUTO, espaço cultural no Porto. Participou no Pavilhão de Portugal em duas edições da Bienal de Veneza (2014 e 2021), na Trienal de Arquitetura de Lisboa (2007 e 2013), e na Trienal de Arquitetura de Oslo (2016 e 2019). Editou o livro Critical Neighbourhoods – The Architecture of Contested Communities (Park Books, 2022), e fez parte da equipa editorial do Jornal Arquitetos (2012-15). Foi vencedor de vários prémios e bolsas, incluindo o Prémio IHRU (2014) e Prémio Távora (OASRN, 2012). Foi finalista do Prémio FAD – Arquitetura (2015), e do prémio RIBA President’s Award for Research, na categoria Cidades e Comunidade (2019).
  • Ricardo Costa Agarez
  • Arquiteto, ISCTE-IUL

  • Ricardo Costa Agarez é arquiteto e historiador da arquitetura e das cidades. Doutorado pela The Bartlett School of Architecture (University College London, 2013), é atualmente investigador principal no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e responsável pelos projetos “ReARQ.IB - Built Environment Knowledge for Resilient, Sustainable Communities: Understanding Everyday Modern Architecture and Urban Design in the Iberian Peninsula (1939-1985)” (ERC, 2021-26) e “ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985” (FCT, 2021-2024). Entre outros, é autor dos livros A Habitação Apoiada em Portugal (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2020) e Algarve Building (Routledge, 2016), e editor de obras colectivas como Architecture Thinking Across Boundaries (Bloomsbury, 2021) e Habitação: Cem Anos de Políticas Públicas em Portugal 1918-2018 (IHRU, 2018).
  • Rodrigo Coelho
  • Arquiteto, FAUP

  • Rodrigo Coelho licenciou-se pela FAUP em 1995 onde é docente desde 1997. É mestre pela Universidade Politécnica da Catalunha e Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona (Master Metropolis 1999-2001) e em 2012 doutorou-se pela FAUP. Foi Vice-director do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU-FAUP) entre 2013 e 2018, onde é investigador integrado no grupo PACT - Património da Arquitectura, da Cidade e do Território. Tem como principal área de interesse e de investigação os temas do espaço público, da cidade e do território sobre os quais publicou artigos e participou em seminários.  Foi bolseiro da FCT e do Instituto Cervantes. Obteve em 2012 o 1.º Prémio (ex-aequo) da VIII Bienal Ibero-americana de Arquitectura e Urbanismo (2012) na categoria de Teses Académicas. 
  • Rui Jorge Garcia Ramos
  • Arquiteto, FAUP

  • Rui Jorge Garcia Ramos é arquiteto e professor Catedrático na FAUP. Tem como principais áreas de estudo os dispositivos espaciais da casa; a relação entre cultura e formas de habitar; os programas habitacionais; e a "arquitetura inclusiva" do envelhecimento à sustentabilidade. É investigador do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU-FAUP) e foi Investigador Principal do projeto interdisciplinar "Mapping Public Housing: A Critical Review of the State-Subsidised Residential Architecture in Portugal 1910–1974" (FCT, 2016-2020). Desempenhou diversos cargos na governação da U.Porto e do seu perímetro, tendo sido Vice-Reitor entre 2014 e 2018. Atualmente, é Presidente do Conselho Científico da FAUP.
  • Sílvia Benedito
  • Arquiteta, UAlg/GSD-HU

  • Silvia Benedito, arquiteta e urbanista, ensina na Harvard Graduate School of Design (Cambridge, MA) desde 2011. Responsável, entre outras iniciativas, pela sequência pedagógica CANARY IN THE MINE, estabelecida na Harvard GSD desde 2019 focada nos desafios dos territórios e comunidades rurais em Portugal e Guinea-Bissau. Benedito é co-diretora do gabinete de arquitetura e urbanismo OFICINAA, GmbH (Alemanha) e consultora externa de estratégias de adaptação climática na firma de projeto Uniola, GmbH (Alemanha). O seu último livro, Atmosphere Anatomies: On Design, Weather, and Sensation (Lars Müller, 2020), com fotografias de Iwan Baan, recebeu o prêmio inaugural de Arquitetura, Inovação e Sustentabilidade 2021 organizado pelo Fundo Ambiental (FA) e pela Ordem dos Arquitectos (OA).
  • Sílvia Leiria Viegas
  • Arquiteta, CIAC-UAlg

  • Sílvia Leiria Viegas, arquiteta, doutorada pela Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa (2015), com pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra (2017-2022), é atualmente investigadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Universidade do Algarve (2022-2028), com o projeto Refugee Research for (Post)Covid-19 National Measures and Local Actions in the Algarve: A Digital Tour for Access to Adequate Housing and Living Conditions, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2021.03008.CEECIND/FCT).
  • Teresa Novais
  • Arquiteta

  • Teresa Novais (Porto 1962) licenciou‐se na FAUP em 1991. Em 1991 formou com Jorge Carvalho o atelier aNC arquitectos. Recebeu diversos prémios, entre os quais a Menção Honrosa no Prémio João de Almada 2019, o Prémio da IX Bienal Ibero Americana de Arquitetura e Urbanismo em 2014, e a Nomeação para o prémio Mies Van der Rohe, 2011. aNC foi o atelier local na obra da Casa da Música, projeto de Rem Koolhaas / O.M.A. Teresa Novais tem lecionado na área de projeto desde 1995. Foi Professora Auxiliar convidada no Departamento de Arquitectura - Universidade de Coimbra entre 2018/2020, Visiting Fellow do laboratório FAR da EPFL (Lausanne) em 2019 e Professora Auxiliar convidada na Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho), 2020 / 2022. Foi, entre 2008 e 2010, presidente da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos e vogal corresponsável pelo pelouro da Cultura da OASRN, entre 2005 e 2007.
  • Tiago Castela
  • Arquiteto, U.Coimbra

  • Tiago Castela (Lisboa, 1974) é professor auxiliar convidado no Departamento de Arquitectura - Universidade de Coimbra, desde 2016. Licenciou-se em Arquitectura pela Universidade Técnica de Lisboa em 1999, e doutorou-se em 2011, na Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA). É investigador equiparado a investigador auxiliar do CES-UC. Durante o doutoramento lecionou na Universidade da Califórnia, Berkeley, e na ESAD de Caldas da Rainha. É membro da equipa docente do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, e leciona também nos programas de doutoramento da FEUC e do CES-UC em Pós-Colonialismos e Cidadania Global, e em Cidades e Culturas Urbanas. Trabalhou como arquitecto, nomeadamente como coordenador do projecto do Teatro e Auditório de Poitiers, em França, no gabinete do arquitecto Carrilho da Graça. Recebeu em 2004 (com João Caetano e Catarina Raposo) o 1.º prémio no concurso internacional para o Centro Administrativo da comunidade autónoma da Extremadura, em Mérida, Espanha.
  • Tiago Lopes Dias
  • Arquiteto, CEAU-FAUP

  • Tiago Lopes Dias é arquiteto, doutorado em Teoria e História da Arquitetura (Barcelona, Universidade Politécnica da Catalunha, 2017) e investigador contratado no CEAU-FAUP. O seu trabalho centra-se nas relações entre teoria, crítica, história e projeto arquitetónico no contexto ocidental do século XX e, mais particularmente, no contexto ibérico. Atualmente desenvolve a investigação "Housing in the Iberian Peninsula: Architecture, Theory and Criticism in the 1960s and 1970s" (FCT 2019-2025). Entre 2016 e 2021 foi professor assistente na ETSAV-UPC.