Mais
do que
Casas

ULL

Departamento de Arquitectura e Urbanismo da Universidade Lusófona de Lisboa

Propostas de Trabalho

Habitação Crítica

Filipe Coutinho Quaresma, Luís Santiago Baptista, Maria Rita Pais e Nuno Griff

Os últimos anos revelam um retorno da questão da habitação colectiva em Portugal. Uma série de concursos têm sido lançados por entidades públicas, nacionais e municipais, com resultados que importa compreender e contextualizar. Este ciclo de conferências centrado na habitação colectiva propõe-se apresentar e debater alguns destes projectos recentes, vencedores de concursos públicos, bem como convocar alguns exemplos históricos que permitem enquadrar de forma mais ampla esta questão premente. Congregando arquitectos de diferentes gerações, procura-se lançar a discussão tanto da casa como da cidade através de processos que relacionam o projecto, a construção e a obra, directamente vinculados ao habitar. Complementarmente, um debate de fecho do ciclo congregará os diversos agentes e protagonistas na promoção, produção e gestão habitacional de modo a integrar o debate nas problemáticas mais abrangentes da sociedade contemporânea.

Retiro Espiritual | Espaço de Contemplação e Introspeção com acomodações temporárias para 7 peregrinos

Filipe Quaresma
Hugo Nazareth Fernandes
Luísa Paiva Sequeira
Nuno Griff

Da Praia Nova Vaga ao Palácio da Ajuda

Filipe Coutinho Quaresma
Rodrigo Hozer e Brito

A percepção e a comunicação no/do espaço Urbano. O tema principal do ano (que engloba Arquitectura III e IV) será a interpretação do espaço urbano e proposição de uma programática que o (re) qualifique, dando-lhe por esta via um sentido e carácter único. Arquitectura III irá debruçar-se sobre um programa de projeto que seja consequência de uma pesquisa do lugar em análise e de uma programática sugerida pelo aluno. O programa poderá ter diferentes materializações e escalas sendo que a abordagem e sua concretização evidenciam domínio dos aspetos materiais da arquitetura enquanto atividade, que através do projeto, transforme o lugar. Considera-se o enunciado do exercício a base do trabalho a desenvolver ao longo do semestre. Hoje trazemos um projeto de dois alunos que através da proposta de um edifício de habitação coletiva criticam o lugar e a sua envolvente construída, uma antiga pedreira, no limiar do Restelo em Belém.

A TORRE PLURIFAMILIAR | Cooperativa de Habitação à Rua Gomes Freire

Filipa Oliveira Antunes
Maria Rita Pais
Bernardo Vaz Pinto
Rui Nogueira Simões

Este exercício tem como objetivo principal, o manuseamento da tipologia de habitação em morfologias urbanas verticais. Considerando o plano de pormenor desenvolvido anteriormente, pretende-se conceber um edifício plurifamiliar em altura. A Torre deverá ser projetada considerando a vivência de várias famílias, com áreas de propriedade comum de uso coletivo, e zonas de privacidade. O regime de propriedade horizontal permitirá na mesma construção definir áreas de uso comum e áreas privadas.

Retiro no Calhau | Intervenções no Parque

Luísa Sequira
Nuno Griff
Filipe Coutinho Quaresma
Hugo Nazareth Fernandes

A disciplina Projecto I introduz a relação simbiótica e experimental entre o Programa, o Lugar e os Materiais como fundamentos da Metodologia de Projecto em Arquitectura. O tema da disciplina é o espaço, a habitação e suas variáveis tipológicas, topológicas e simbólicas. O fundamento pedagógico da metodologia de projecto é a articulação do exercício crítico entre o Programa, o Lugar e os Materiais através da experimentação da operatividade geométrica manual e na sucessiva aproximação às escalas e aos tipos de desenho. A disciplina introduz a relação simbiótica e experimental entre o Programa, o Lugar e os Materiais como fundamentos da Metodologia de Projecto em Arquitectura. O tema da disciplina é o espaço, a habitação e suas variáveis tipológicas, topológicas e simbólicas. O fundamento pedagógico da metodologia de projecto é a articulação do exercício crítico entre o Programa, o Lugar e os Materiais através da experimentação da operatividade geométrica manual e na sucessiva aproximação às escalas e aos tipos de desenho.